Sem condições

Acumulo de água altera trajeto de ônibus

Sete linhas do transporte coletivo sofreram mudanças no itinerário por conta de buracos e falta de escoamento nas ruas

Carlos Queiroz -

Por conta do grande volume de chuvas do mês de outubro em Pelotas, sete linhas de ônibus do transporte coletivo sofreram alterações no itinerário. Em quatro bairros, vias se tornaram intransitáveis, por conta de grandes buracos e da água que segue acumulada. Os desvios nas rotas ocorreram nos bairro Lindóia, Vila Princesa, Gotuzzo, Sanga Funda, Laranjal, Sítio Floresta e Bom Jesus. A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) montou um calendário de visitas e patrolamento aos locais mais prejudicados - os ônibus só retornam após as melhorias.

Na rua 22 de Maio, no bairro Lindóia, a situação é complicada. A água acumulada em um buraco que se estende pela via se mistura com o esgoto a céu aberto. Além do mal cheiro, o barro em frente às moradias toma conta. "Se o ônibus passar por aqui ele afunda", diz Vera Lúcia Menezes, 35. A moradora explica que o problema não é recente, há mais de um mês que a água das chuvas fica acumulada no centro da rua. A Danieli Gonçalves, 22, também moradora, conta que ela e os vizinhos passaram a ficar atentos aos carros que se arriscam a transitar pelo local, por conta do impacto ao passarem pelos buracos da rua, muitos deixam as placas dos veículos para trás.

Danieli e o pai, Darci Gonçalves, 74, suspeitam que um cano da rede de água que abastece as casas da rua esteja quebrado, o que influencia no acumulo de água e dificulta o escoamento. Em seis anos que mora no local, é a primeira vez que o aposentado vê a rua nesse estado. Por conta do problema, a 22 de Maio saiu da rota da linha de ônibus que faz o bairro Lindóia, e os moradores precisam se dirigir até os pontos de embarque e desembarque da Vila Peres.

A mesma situação ocorre no bairro Sítio Floresta. Na rua 2, um buraco com água acumulada tornou a via intransitável. Os ônibus não passam pelo lugar, tampouco os moradores com seus veículos. Dener Peter da Luz, 39, lembra que não consegue sair para trabalhar há cerca de 15 dias. "Eu tenho uma carrocinha de churrasquinho. É um material frágil, não tenho como passar com ela aqui", afirma. Assim como no Lindóia, a altura da água é tanta que os moradores precisam desviar pelo barro acumulado no entorno da poça.

A prioridade é das ruas da rota dos ônibus

A SSUI montou uma escala de prioridade para as ruas da cidade que ainda passam por problemas de acumulo de água, apesar do tempo chuvoso ter dado trégua. As vias que compõem o itinerário dos ônibus são prioridade. Na tarde desta terça-feira (5), as equipes da pasta visitavam os locais para fazer o escoamento da água. "O primeiro movimento é secar as poças, depois passamos com a patrola", ressaltou o secretário titular da pasta, Antônio Ozório. Depois das rotas do transporte público, a prioridade passa para os entornos das escolas e postos de saúde.

A partir desta quarta, as quatro máquinas que realizam o patrolamento das vias se dividem pela cidade. As equipes estarão trabalhando no Laranjal, Três Vendas, Areal e Fragata. A expectativa é que até o próximo sábado as linhas de ônibus recebam o patrolamento. "É um problema diário", frisou o secretário. De acordo com a previsão do tempo, a chuva deve retornar à cidade no domingo, em pouca quantidade. Apesar disso, as equipes seguem com o cronograma.

A situação das ruas em que os ônibus transitam não é a ideal, salientou o presidente do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas, Enoc Guimarães. "A maior parte das ruas nos bairros não tem pavimentação. Isso atrapalha e muito a operação dos ônibus". O peso dos veículos também pode acabar influenciando no desgaste das ruas. Os ônibus só retornam aos locais depois que as ruas ofereçam as condições ideais de trafegabilidade.

Veja o que mudou nos itinerários

Lindóia:
Rota normal: rua José Correa - José Rizollo - Benjamin Cordeiro Dias - Joze Rizollo - José Correa
Agora: José Correa - inicio da José Rizollo - Benjamin Cordeiro e retorna sem passar pelo restante da José Rizollo

Gotuzzo:
Rota normal: BR-116 - Herbert Hadler - Pinheiro Machado
Agora: BR-116 - Avenida Um - Pinheiro Machado

Vila Princesa:
Rota normal: Rua 4 - rua 15 - rua 8 - rua 13
Agora: rua 4 - rua 15 - rua 14 - rua 8 - rua 13

Sanga Funda:
Rota normal: Corredor 7 - rua 11 - Estrada dos Maricás
Agora: Corredor 7 - rua 2 - Estrada dos Maricás

Laranjal:
Rota normal: Avenida Joaquim Assunção - Espirito Santo - José Maria da Fontoura - Adolfo Fetter
Agora: Av. Joaquim Assunção - Espirito Santo - Rio Grande do Sul - Dr. Antônio Augusto Assunção - José Maria da Fontoura - Adolfo Fetter

Sítio Floresta:
Rota normal: rua Arthur Ralbach - Abrelino Cardoso - Rua 2 - Artur Ralbach
Agora : rua Arthur Ralbach - Abrelino Cardoso - Arthur Ralbach

Bom Jesus:
Rota normal: Avenida São Francisco de Paula - Mario Peiruque - Sidnei Alves dias - Rua 3
Agora: rua Mario Peiruque - Claudio Joaquim Coelho - Rua 3

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

ANM faz 24 autuações à Vale por tragédia em Mina em Brumadinho Anterior

ANM faz 24 autuações à Vale por tragédia em Mina em Brumadinho

Ebserh anuncia concurso público Próximo

Ebserh anuncia concurso público

Deixe seu comentário